Bichos de estimação: O melhor amigo dos sozinhos!

Morar sozinho não precisa, necessariamente, significar morar TOTALMENTE sozinho, certo?

Dependendo do local, o assunto pode ser polêmico. Mas na maioria dos lugares, ter um bichinho de estimação pode ser a melhor coisa para não bater a solidão nos dias mais frios em quem deixou a família longe.

Se você mora em uma casa, bom, é só encontrar o seu próximo melhor amigo! Informe-se onde você pode adotar um cãozinho ou um gatinho e aproveite a oportunidade para fazer um bichinho feliz (pois o seu amigo não precisa necessariamente ter pedigree para ser adorável – fica a dica!). Vale lembrar que para uma casa, o ideal é ter um cachorro, pois além de ele ter espaço para correr e fazer suas necessidades, gatos em casa costumam não ser limitados por muros ou grades, aumentando o risco de fugirem ou irem passear e voltar cheios de pulgas, fora outros perigos das ruas.

Agora, se você mora em um apartamento, a coisa muda um pouco de figura. Começando que o bichinho ideal para se ter em um apartament é um gatinho: silencioso, higiênico e auto-suficiente, o gato tende a incomodar menos os vizinhos quando você estiver fora e fazer menos sujeira na casa. Caso você realmente queira um cachorro, opte por uma raça pequena e prepare-se para ter muito mais cuidados com ele.

O principal problema de bichinhos em apartamento são as regras de condomínio. Alguns proíbem, mas fique avisado de que, legalmente, você pode ter bichinhos em apartamento sim. Só, claro, é melhor manter o bom convívio com os vizinhos para não precisar se incomodar. Aqui vão algumas dicas retiradas do Blog das Amélias, neste post completíssimo sobre o assunto:

  • Para transitar pelo elevador de serviço e áreas comuns, só com a guia bem curta, para evitar que o animal se aproxime das pessoas.
  • Passear no jardim do prédio, pode, desde que ele não estrague as plantas nem cave buracos.
  • Não suje as áreas comuns, recolha cocôs e limpe xixis em qualquer área comum. Alguns prédios obrigam a carregar o bicho, mas essa exigência é ilegal: nem todos aguentam fazer isso (caso de crianças e idosos).
  • Latidos e uivos vez ou outra são comuns, mas se seu cão bota a boca no mundo sempre que você sai de casa, os vizinhos têm todo o direito de reclamar.
  • Para não incomodar o vizinho do apartamento de baixo, mantenha as unhas do totó aparadas ou coloque tapetes para abafar o som.

A foto que ilustra este post é da Koi, minha gata de 6 aninhos. Posso garantir a vocês que depois de um longo dia de trabalho e faculdade, chegar em casa e ser recepcionada na porta por ela é uma ótima recompensa. 🙂

 

Shampoo

30 anos, Ilustradora e publicitária. Tem o blog www.shampoo.art.br desde 2000 com ilustrações e assuntos relacionados. Já trabalhou com quase todos os estilos de criação comercial (webdesign, direção de arte, design, moda, estamparia, quadrinhos, etc.). Já estudou japonês, coleciona bonecas Blythe, fotografa por hobby, saiu da casa da mãe em Porto Alegre/RS para começar uma vida a dois em Blumenau/SC. Hoje é diretora de arte da Brava Propaganda (www.bravapropaganda.com.br) onde cuida de vários clientes da região do vale do Itajaí com criação, ilustrações e webdesign. É casada há 9 anos e descobre uma nova maneira de facilitar a vida a cada dia.

3 comentários em “Bichos de estimação: O melhor amigo dos sozinhos!

  • 10 de junho de 2011 a 22:46
    Permalink

    Só cachorro e gato?Que pobresa,agora você pode ter lagarto,cobra,papagaio,furão,hamster,chinchila,morcegos,ratos,aranhas,formigas e até mesmo baratas!

    Responder
  • 7 de abril de 2012 a 21:02
    Permalink

    Concordo,morar sozinho não é facil,mas quem não tem muita opção deve realmente arrumar um amiguinho de quatro patas,pode ser um gatinho pois estes são muito independentes e muito limpos eu gosto muito das minhas duas gatinhas me fazem muita compania.

    Responder
  • 15 de julho de 2013 a 20:00
    Permalink

    Adorei as dicas, e tb sua gatinha! Qual é a raça dela?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *