Chá de Panela para solteiros!

Mudar para uma casa/apartamento novo parece complicado quando você está morando com os pais. Não é? Bom, a notícia ruim é que é ainda mais complicado do que você pensa.

A notícia boa é que a vizinhança tá aí para ajudar. 🙂

Uma dica legal para quem está prestes a sair de casa para um lugar novo e vazio é fazer um chá de panela.

“Mas eu sou sozinho, não estou casando!”

Daí você muda o nome discretamente para “chá de Bar” e manda ver.  Não sei se você sabe, mas seus amigos dariam qualquer coisa pela oportunidade de fazer você pagar um bom micão.

Eu já fui em um chamado “Chá de Barnela”, onde estavam tanto a noiva quanto o noivo, e ambos pagaram todas as prendas. Divertidíssimo!

Como funciona um chá de panela (caso você seja de Marte):

O Chá de panela é uma festinha que a noiva dá para suas amigas para ganhar os primeiros presentinhos que povoarão sua nova casa. É feita uma lista das coisas que precisam na casa e os convidados compram de acordo com ela, para no final da festa a noiva não ter, tipo, 6 liquidificadores e nenhuma panela.

São feitas brincadeiras onde a noiva precisa pagar prendas. A principal é sempre a de adivinhar quem deu o presente e o que tem dentro. Quando a noiva acerta, tudo bem. Quando erra, fica a critério da pessoa que deu o presente fazer a prenda – pintar o rosto da noiva, mandar ela tirar uma peça de roupa, mandar sair na rua pedir esmola, etc.

Pode adaptar?

Pode. Chama-se Chá de Bar para festa somente com homens e Chá de Barnela para festa de homens e mulheres. Como eu falei, seus amigos dariam qualquer coisa para poder te fazer pagar um micão. Faça uma lista das coisas que você vai precisar para sua nova casa/novo apartamento, mande para eles, marque a festa. Mas esteja preparado para ser zoado.

O que pedir?

Existem várias listas de pedidos de chá de panela pela internet na qual você pode se basear. Mas é muito importante você saber o que você usa, de fato, para não pedir coisas que depois só ficarão enchendo suas pratelerias.

Por exemplo: Se você perceber que não vai comer muito em casa, ou que não é lá muito fã de vitaminas batidas no liquidificador, talvez não precisa pedir um. Em último caso, pode pedir um mixer, que além de fazer menos sujeira, ocupa menos espaço.

Se você não é muito do tipo que bebe café, não adianta pedir garrafa térmica, cafeteira, essas coisas. (agora, se vc é do tipo que bebe café o dia inteiro, até coleções de canecas são uma boa ideia)

Se você está indo para um apartamento realmente pequeno onde provavelmente não receberá muitas visitas para comer, peça um jogo de panelas pequenas. Se, pelo contrário, adora a casa cheia de gente, panelas grandes. (as de inox são mais caras, mas são as melhores)

Copos, talheres, pratos, potes, panos de louça, toalhas de banho/rosto… se você começar a analisar sua casa, vai perceber que tem um MONTE de coisas que você só vai perceber que não tem quando tiver já no apartamento novo precisando.

Convite? Lembrancinha?

É, reza a etiqueta que tem que ter isso.

Tanto os convites quanto as lembrancinhas são coisas muito pessoais. Cada pessoa tem seu estilo, e os convites e lembrancinhas tem que combinar.

Dando um exemplo: Meu marido é cervejeiro (produz cerveja artesanal em casa).  Se ele fosse dar uma festa dessas, eu sugeriria um convite falando sobre cervejas e uma bolacha (daquelas de descansar o copo na mesa do bar) como uma lembrancinha perfeita.

Boa festa!

Shampoo

30 anos, Ilustradora e publicitária. Tem o blog www.shampoo.art.br desde 2000 com ilustrações e assuntos relacionados. Já trabalhou com quase todos os estilos de criação comercial (webdesign, direção de arte, design, moda, estamparia, quadrinhos, etc.). Já estudou japonês, coleciona bonecas Blythe, fotografa por hobby, saiu da casa da mãe em Porto Alegre/RS para começar uma vida a dois em Blumenau/SC. Hoje é diretora de arte da Brava Propaganda (www.bravapropaganda.com.br) onde cuida de vários clientes da região do vale do Itajaí com criação, ilustrações e webdesign. É casada há 9 anos e descobre uma nova maneira de facilitar a vida a cada dia.

7 comentários em “Chá de Panela para solteiros!

  • 16 de fevereiro de 2011 a 11:38
    Permalink

    Que demais isso … mas com os amigos que tenho, dá medo :S, hehehe , muito boa a dica, valeu Shampoo.

    Responder
    • 16 de fevereiro de 2011 a 12:47
      Permalink

      Pô, dá uma chance pra eles. 😉

      Responder
  • Pingback: Lista de presentes para chá de panela, bar ou barnela | Vizinho Novo

  • 23 de outubro de 2012 a 14:02
    Permalink

    ADOREI! Vou bater asas do ninho do pai e minha casa ta vazia, uma ótima ideia pra começar a vida nova, além de reunir as pessoas queridas, amigos e pah, ainda posso ganhar coisinhas pra incrementar a casa e diminuir nos gastos das coisas mais caras que tenho que comprar

    Responder
  • 6 de novembro de 2012 a 8:39
    Permalink

    Bom dia, eu tenho uma dúvida e logo vou querer fazer… Estou em fase de separação, porém ainda morando junto com meu marido, chá de panelas é para quem vai casar, chá de fraldas é para quem vai ser mãe, e para quem vai ficar solteira é de quê? afinal, num casamento de 11 anos sofrido como o meu, o que mais eu quero é comemorar a minha felicidade… existe algum nome de chá para essa situação?
    Obrigada
    Wal

    Responder
  • 16 de março de 2015 a 15:41
    Permalink

    Preciso fazer meu chá da casa nova com urgencia e gastando pouco, alguma ideia?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *