Cuidados com a geladeira

Veja algumas dicas para manter a sua geladeira limpa e saudável e os alimentos livres de fungos e bactérias.

Como anda a saúde da sua geladeira?

Não, não precisa levá-la ao médico. Mas precisa mantê-la sempre “saudável” pela sua própria saúde. Se você não utilizar de maneira correta, sua geladeira pode esconder um verdadeiro zoológico de micróbios.

Armazene os alimentos corretamente

Não é só abrir a geladeira, escolher um espaço vazio e pronto. Cada tipo de alimento tem lugar certo na geladeira, pois cada parte dela tem uma temperatura diferente:

  • Os alimentos que estragam mais rápido precisam ficar na parte de cima, mais próximo do freezer/congelador.
  • Alimentos crus devem ficar na parte inferior da geladeira.

  • Coloque os alimentos prontos nas prateleiras do meio.
  • Os alimentos crus – frutas, verduras, legumes – vão na parte de baixo (a maioria das geladeiras já tem o compartimento específico para eles).
  • Apesar dos fabricantes colocarem os suportes para ovos na porta, o correto seria colocar os ovos no interior da geladeira: assim eles não sofrem tanta variação de temperatura e nem ficam balançando com o abrir e fechar.

Limpeza da geladeira

Fim do mês, quando a geladeira já estiver dando eco, é hora de limpar. Tire os alimentos e coloque-os numa caixa térmica ou de isopor. Passe um pano úmido em água morna (não utilize esponja de aço!). Para tirar cheiros, dissolva bicarbonato de sódio na água. Não use produtos de limpeza.

Mini vaporizador

Alguns modelos de geladeira pedem o descongelamento do freezer, antes que ele vire um iglu e você não consiga mais fechar a porta. Veja no manual da sua como fazer isso da forma correta.

Dica: para agilizar o descongelamento, utilize um ventilador na frente do congelador/freezer. Um equipamento interessante pra ter em casa é o mini vaporizador (tipo um ‘vaporetto’ pra apartamento), que também pode ajudar no descongelamento e na limpeza da geladeira. É barato e útil! Vamos fazer um post especial para esse equipamento futuramente. Fique de olho ;)

Outros cuidados

Fique de olho nas borrachas que vedam a geladeira. É necessário trocá-las se estiverem ressecadas e não estiverem vedando direito.

Limpe bem embalagens como latas, potes, garrafas e caixas de leite antes de armazená-las.

Melhor guardar os ovos na parte interna da geladeira, sem lavá-los.

Não lave os ovos antes de irem pra geladeira. Isso só deve ser feito quando você for utilizá-los. Eles possuem proteção contra bactérias, se você lavar ele perderá essa camada protetora. Passe apenas um pano ou guardanapo antes de colocar na geladeira.

Para descongelar alimentos, se não for utilizar o microondas, não descongele em temperatura ambiente. Sempre coloque o alimento congelado num recipiente e deixe na parte mais baixa da geladeira até descongelar.

As sobras de comidas devem ser conservadas em recipiente com tampa. As sobras dos enlatados devem ser tirados da lata e armazenados também em recipientes fechados.

Fique atento à validade e ao tempo que os alimentos estão na sua geladeira. Não deixe eles estragarem, para evitar que contaminem outros alimentos e pra você não correr o risco de comer algo estragado e passar muito mal!