Cozinhando feijão

Fazer feijão é mais simples do que você imagina. Vamos lá: Escolha o tipo de feijão Durante grande parte da minha vida, pra mim o feijão “normal” era o carioquinha. […]

Fazer feijão é mais simples do que você imagina. Vamos lá:

Escolha o tipo de feijão

Durante grande parte da minha vida, pra mim o feijão “normal” era o carioquinha. Feijão preto era só pra fazer feijoada. Quando me mudei para o sul, descobri que os feijões preto e vermelho também são muito bons para cozinhar de forma simples e acompanhar um bom arroz-com-bife de todo dia. E o melhor é que dá pra variar e não enjoa :)

Escolha o seu feijão preferido e mão na massa (ou no feijão!).

Preparo

Abra o pacote, espalhe o feijão sobre a mesa e vá tirando o que vier de cascas, grãos ruins e pedrinhas. Depois, lave o feijão.

Cozinhando com panela de pressão

Antes de tudo, leia o post sobre panela de pressão para não ter problemas. Aí é só colocar o feijão na panela com água (na mesma proporção) e colocar uma folhinha de louro. Feche e leve ao fogo. Desligue a panela 20min após ela começar a chiar. Dependendo do tipo e da qualidade do feijão, ele demora mais ou menos pra cozinhar. Tire a pressão (colocando a panela em água corrente) e abra para ver se o feijão está numa consistência boa. Eu não deixo ele macio demais para ele não desmanchar na hora de temperar e engrossar o caldo. Se estiver muito duro, volte ao fogo por mais uns minutinhos.

Cozinhando com panela comum

Na panela comum o feijão demora beeeeem mais tempo para cozinhar. Então ele precisa ficar de molho por um tempo. Cubra os grãos com água e deixe de molho durante a noite. No outro dia, coloque na panela com uma folha de louro e deixe ele cozinhar até ficar no ponto.

Temperando

Frite alho espremido ou picado em óleo. Deixe ele ficar dourado sem queimar. Se quiser, você pode colocar meia cebola picadinha para refogar com o alho. Com uma escumadeira, coloque um punhado de feijão cozido sobre o alho e amasse um pouco com uma colher. Depois é só colocar o restante do feijão com água, temperar com sal e deixar engrossar.

Congele e tenha feijão pronto sempre!

Depois que você cozinhou o feijão, sem temperar, espere ele esfriar e separe porções pequenas em potinhos. Leve ao freezer ou congelador. Quando bater a vontade, é só descongelar no microondas e temperar como expliquei antes. Fica como novo!

Ah, outra dica de tempero, é utilizar um daqueles prontos pra feijão. Basta colocar na panela o feijão congelado, um pouco de água e o tempero de acordo com as quantidades indicadas na embalagem. É bom pra quem não quer perder tempo descascando alho…

E minha última dica: tente não usar potes de sorvete para congelar feijão. Isso pode te causar uma decepção quando abrir a geladeira em busca de um doce XD