Guardando seus documentos

Uma coisa a gente percebe quando sai de casa: os documentos que precisam ser guardados se multiplicam feito coelhos!

Tem de tudo: contrato de aluguel, comprovantes de pagamento, notas dos eletrodomésticos e móveis, folhas de pagamento do emprego, canhotoso dos talões de cheque… No começo parece que uma caixinha de sapato resolve, mas daí ela vai ficando cheia, a tampa começa a não fechar mais…

Os documentos ficais que você começa a acumular precisam ser guardados com certa organização. Pode não parecer, mas você VAI precisar deles mais tarde, e vai precisar achá-los sem ter que revirar a casa inteira.

Existem várias maneiras de se guardar seus documentos em casa. Vamos ver algumas dicas:

Caixa de documentos disponível nas lojas Americanas.com

1- Não guarde em gavetas, guarde em plástico.

Você vai acessar muito pouco esses documentos. Além de ficar empatando uma gaveta que poderia ser usada para alguma coisa muito mais útil (tipo suas meias), se a gaveta ficar fechada e esquecida corre o risco de os documentos ficarem úmidos e borrarem.

Existem vários potes de plástico feitos exatamente para esse propósito. Você pode guardá-los depois onde convir: no armário debaixo da cama… mas bem fechadinho e protegido.

2- Defina um bom local para suas contas à pagar

As contas vão chegando, daí você paga umas, elas ficam em cima da mesa, e depois você já não sabe mais quais foram pagas quais não. Daqui a pouco cortam sua luz e você percebe que deixou uma conta para trás… E isso é mais normal do que parece!

Uma boa dica é ter um quadro de metal (daqueles que se prende as coisas com íma) ou um de prender as coisas com alfinete em algum lugar da casa onde você veja com facilidade. Assim que as contas chegarem, fixe-as lá. Depois de pagas, guarde em sua caixa de plástico.

3- Separe por assunto

Pastinhas, saquinhos plásticos de pastas, envelopes, qualquer coisa serve para catalogar melhor seus documentos. E nem precisa ser muito específico: documentos do apartamento, documentos do carro, documentos do banco, documentos profissionais, por exemplo. Quando você precisar de algum, vai ser menos desesperador.

Vale lembrar que cada pessoa encontra soluções para seus problemas de formas diferentes, mas o que não podem acontecer, de maneira alguma, é você precisar comprovar algum pagamento já feito e simplesmente não encontrá-lo. Daí é incomodação pra uma vida toda.

Shampoo

30 anos, Ilustradora e publicitária. Tem o blog www.shampoo.art.br desde 2000 com ilustrações e assuntos relacionados. Já trabalhou com quase todos os estilos de criação comercial (webdesign, direção de arte, design, moda, estamparia, quadrinhos, etc.). Já estudou japonês, coleciona bonecas Blythe, fotografa por hobby, saiu da casa da mãe em Porto Alegre/RS para começar uma vida a dois em Blumenau/SC. Hoje é diretora de arte da Brava Propaganda (www.bravapropaganda.com.br) onde cuida de vários clientes da região do vale do Itajaí com criação, ilustrações e webdesign. É casada há 9 anos e descobre uma nova maneira de facilitar a vida a cada dia.

Um comentário em “Guardando seus documentos

  • 28 de março de 2011 a 18:26
    Permalink

    viva as pastas com divisorias, salvam a vida de qualquer cidadão ou até mesmo estudante rs

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *