Mantenha os pneus do carro calibrados

Uma das coisas que esqueço completamente de fazer é verificar como anda a calibragem dos pneus do meu carro. Prática essa, extremamente recomendável ser feita semanalmente, senão ao menos a cada 15 dias.
Não sou esquecido, mas sou daquelas pessoas que tem o carro por necessidade. Claro que gosto de ter meu carro em dia, mas na correria do dia a dia eu só paro em um posto para calibrar os pneus quando eles estão realmente vazios e quando me perguntam se não estão furados 🙂 .

Atenção aos desligados: essa prática além de diminuir a segurança, prejudica a dirigibilidade e pior, aumenta o consumo de combustível. Além do prejuízo no bolso por parte do consumo elevado, ainda tem a questão da redução da vida útil dos pneus. Quem tem carro sabe que o preço dos pneus está pela hora da morte. Economizar com essa simples atitude vai fazer toda diferença em alguns poucos meses.

Especialistas comentam que se o carro rodar com os pneus murchos, o gasto de combustível chega a ser 7% a 10% maior que o normal. O prejuízo não para por aí, pois na média um pneu dura 60 mil quilômetros, mas murcho não passa dos 40 mil!

Não vá correndo para o posto mais próximo achando que encher os pneus acima do recomendado vai evitar gastos extras. Você pode até precisar ir menos vezes a um posto verificar se a pressão dos pneus não está baixa, mas vai correr o risco de prejudicar a suspensão do carro, estragando outras peças talvez até mais caras.

Calibragem dos pneus

Ir a um posto verificar a pressão com frequência é importante, pois quando muito cheio o pneu gasta demais no meio deixando as laterais boas e quando vazio desgasta as bordas. É bom lembrar que os pneus que seguram o carro na pista, portanto desgaste irregular causa redução de aderência. Derrapar nas curvas ou não conseguir parar o carro quando for necessário freá-lo é uma coisa que você definitivamente não vai querer.

Não sabe como calibrar os pneus? Qualquer posto próximo a sua casa faz esse serviço sem nenhum custo. Consulte o manual do seu carro. Alguns têm os valores da pressão correta na tampa do combustível ou até mesmo na coluna da porta do motorista.

Recomendo sempre verificar a pressão em um mesmo posto de confiança. Cansei de fazer isso em postos diferentes e acabar esvaziando ou enchendo demais os pneus. É fácil achar equipamentos mal cuidados e desregulados que não funcionam direito. De um posto para outro às vezes faz muita diferença. É importante também fazer esse procedimento com os pneus frios. Seu posto de confiança fica muito longe da sua casa e os pneus já chegam quentes? Especialistas recomendam somar 4 libras aos valores recomendados.

Vá até um posto mais próximo, rode seguro e não se esqueça de checar também o estepe. Ele está ali guardadinho e muitas vezes esquecido, mas quando você menos esperar ele vai te salvar e por isso também merece sua atenção!

Denis Budag

30 anos, formado em processamento de dados e publicidade e propaganda. Trabalha com Internet a mais de 13 anos, já teve diversos blogs e participou como editor e twitteiro do blog AllesBlau.net durante a enchente de 2008 em Santa Catarina. Trabalhou como webdesigner e consultor para empresas de tecnologia e agências de publicidade. Atualmente dedica seu tempo como gerente de projetos da Morphy Agência Interativa (www.morphy.com.br) atendendo diversos clientes nacionais. Ama tecnologia, softwares e gadgets em geral. É viciado em Internet, twitter e café. Tem como hobby beber café, vodka, bater papo com os amigos, caçar novidades sobre tecnologia na Internet, assistir seriados de TV e cinema.

Um comentário em “Mantenha os pneus do carro calibrados

  • 7 de fevereiro de 2011 a 11:23
    Permalink

    Importante também é verificar óleo e água do motor!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *