Microsoft OneNote: Seu caderno nas nuvens!

Este post é para você, amigo estudante, perdido em todas as referências e matérias da faculdade, pois todo e cada professor tem a terrível mania de achar que nós não fazemos mais NADA da vida além de estudar a disciplina dele.

É cada vez mais comum levar notebooks (e agora tablets) para as aulas. Além de poder ficar no MSN durante as partes chatas, o mestre Google está sempre a mão para responder as piores questões dos trabalhos sacaninhas que valem ponto se feitos em sala.

Se esse é o seu caso, pode ter acontecido de perceber que tem várias pastas com vários arquivos de aula; entre eles DOCs com textos explicando a mecânica de trabalhos, fotos do quadro que fez com seu celular (por que, convenhamos, é bem mais fácil que copiar), PDFs dos professores e PPTs de apresentações de aulas. Como organizar essa bagunça toda?

Uma boa pedida é o Microsoft One Note.

O que é o OneNote?

O OneNote é o programa da Microsoft que vem junto no pacote Office que serve justamente como uma coleção de cadernos pautados. Você pode criar cadernos para cada assunto específico, e dentro dele, matérias para melhor encontrar. Além de ser perfeito para anotar seu material de faculdade, você ainda pode se acostumar com ele para anotar afazeres pessoais.

Microsoft OneNote
Microsoft OneNote: Organização de cadernos de anotações

Principais características

Notas, gráficos, rabiscos, fotos:

Em cada caderno, o OneNote oferece uma tela onde você pode anotar tudo que precisa do mesmo jeito que anota em seu caderno de papel. Um pouquinho de texto ali, uma flechinha apontando para uma observação falada do professor ali, um pequeno gráfico acolá.

A cada alteração feita, o OneNote salva automaticamente. Não precisa nem dar ctrl+s. Uma beleza.

Nuvem:

Eu já usava o OneNote da versão do Office 2003 na faculdade para organizar minhas notas. Era uma mão na roda, mas tinha o grande defeito de os arquivos ficarem apenas locais. Quando eu mudava do netbook para o computador desktop de casa (mais rápido, melhor de trabalhar), esbarrava no problema das cópias duplicadas de arquivos. Bom, isso foi resolvido agora. Logando-se em sua Windows Live ID (a conta do seu MSN), todas as suas notas ficam na nuvem, e podem ser sincronizadas entre vários computadores/gadgets.

E claro, por segurança, em um computador o OneNote trabalha com arquivos locais, apenas sincronizando. Assim, caso a nuvem venha abaixo (quem lembra do caso das milhares de contas de gmail que sumiram?), você não fica sem seus arquivos.

Isso, por sinal, foi o que me fez escolher o OneNote sobre o GoogleDocs. O GoogleDocs é absolutamente sensacional, mas caso a wi-fi da sua faculdade caia, você fica sem ter como trabalhar offline. E essa é uma desculpa tão boa quanto a do “cachorro comeu meu trabalho” para o professor.

Plataformas:

Um adicional muito legal de plataformas para essa nova versão do OneNote é o aplicativo na AppStore, disponível gratuitamente (por tempo limitado!!) para iPhone, iPad ou iPod touch.

no iPhone
no iPhone: Meus cadernos da faculdade, e uma nota com foto.

O legal de você ter o OneNote tanto no notebook como no seu iPhone/iPad/iPod é a possibilidade de fazer fotos e inserí-las nos seus cadernos, podendo organizar melhor a cronologia das informações.

Não encontrei nada a respeito de aplicativos para outros smartphones, mas isso não chega a ser um problema, afinal, o OneNote tem versão web. 😉

Web:

Caso você não esteja em seu computador (ou não tenha a suíte Microsoft Office instalada), você pode trabalhar online direto pelo SkyDrive. No endereço https://skydrive.live.com/ você tem acesso a todos os seus cadernos direto no browser, com (quase) todos os recursos do software.

Skydrive
Skydrive: Meus cadernos no browser

Working Together:

O famoso jargão do nosso amigo Bill sobre trabalhar em equipe nunca foi tão simples. Além de ter acesso à todos os seus cadernos em várias plataformas, você ainda pode compartilhar eles com, por exemplo, seus colegas de aula. Nada melhor para facilitar um trabalho em equipe mais complexo.

Permissões OneNote
Como dar permissão de leitura ou edições de seus cadernos.

Na imagem acima você confere os passos para permitir a edição ou leitura de seus cadernos por outra conta Windows Live. Como tudo que vem da Microsoft, os passos não são assim tão intuitivos, mas funcionam. 🙂

Conclusão:

Falando por mim: com certeza vou usar o OneNote em aula esse semestre, e vou botar meus colegas para usarem também. (pois além de ser mandona, preciso manter minha fama de nerd)

Shampoo

30 anos, Ilustradora e publicitária. Tem o blog www.shampoo.art.br desde 2000 com ilustrações e assuntos relacionados. Já trabalhou com quase todos os estilos de criação comercial (webdesign, direção de arte, design, moda, estamparia, quadrinhos, etc.). Já estudou japonês, coleciona bonecas Blythe, fotografa por hobby, saiu da casa da mãe em Porto Alegre/RS para começar uma vida a dois em Blumenau/SC. Hoje é diretora de arte da Brava Propaganda (www.bravapropaganda.com.br) onde cuida de vários clientes da região do vale do Itajaí com criação, ilustrações e webdesign. É casada há 9 anos e descobre uma nova maneira de facilitar a vida a cada dia.

2 comentários em “Microsoft OneNote: Seu caderno nas nuvens!

  • 18 de maio de 2012 a 12:54
    Permalink

    Instalei o one note em meu iPad e estava compartilhando ele com um amigo da faculdade, que criou sem querer outra pasta e o que tava sincronizado com ele sumiu, Pqd ele não consegue mais ter acesso aos meus arquivos?

    Responder
  • 15 de maio de 2014 a 15:18
    Permalink

    Eu gostei muito do OneNote, ele é fácil de usar e muito prestativo nas horas de redigir alguns lembretes,anotações e gravações de áudio e vídeo.Bom eu recomendo a todos que estudam ou querem uma vida organizada!

    Um abrçs.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *