Não tenha medo da panela de pressão!

Já ouvi muitos amigos comentarem do medo da panela de pressão. “Já aconteceu com a minha mãe” ou “A panela da minha tia explodiu e estragou o fogão” são comentários bem comuns. Ok, eu também posso dizer que minha vó já passou por isso, mas posso garantir que foi por uso inadequado.

Se usada da maneira correta, a panela de pressão é uma mão na roda pra quem mora sozinho e não pode ficar muito tempo cozinhando.

Escolhendo uma boa panela

Existem diversos tipos e marcas disponíveis. Como a panela de pressão é algo relativamente perigoso, procure uma panela de qualidade, que tenha o selo do Inmetro. É o tipo de coisa que você não pode comparar primeiro pelo preço. Compare o que cada uma oferece de segurança.

A minha panela de pressão: Paris, da Tramontina.

No ano passado, decidi gastar um pouco mais e comprei uma panela cheia de dispositivos – válvula de trabalho, válvulas de segurança superior, lateral e de fechamento e sistema indicador de pressão. Gastei cerca de 50 a 80 reais a mais do que gastaria numa panela de pressão comum, mas agora cozinho feijão e leite condensado à vontade com toda a tranquilidade do mundo.

Cuidados na hora de usar

  • A panela pega pressão com o vapor do líquido que está dentro dela. Portanto, para ela funcionar direito, coloque a quantidade de líquido recomendada pelo fabricante, sem ultrapassar o limite. Essas informações você encontra no manual da sua panela.
  • Antes de usar, verifique se a válvula de trabalho (por onde sai o vapor para alívio de pressão) não está entupida ou suja. Veja também se a borracha de vedação da tampa está em boas condições. De tempos em tempos é necessário trocá-la.
  • Fique de olho na panela durante todo o processo. Algumas panelas tem uma válvula de segurança que indica quando há algum problema. Se você perceber algo estranho, desligue e deixe a panela esfriar. NUNCA abra a panela enquanto ela estiver com pressão!
  • Não esqueça sua panela de pressão no fogo por muito tempo. Fique atento ao tempo de cozimento indicado na receita.
  • Limpe muito bem a panela pós o uso, especialmente as válvulas, para não entupirem.

Vamos testar?

Se você perdeu um pouco do medo da “assustadora” panela de pressão depois dessas dicas, que tal testar com uma sobremesa bem tradicional, fácil e rápida?

Pra fazer doce de leite, é só cozinhar uma lata de leite condensado (sim, coloque a lata mesmo!) na panela de pressão por 20 minutos (contados depois de ela começar a “chiar”). Não esqueça de colocar água. Depois, deixe sair a pressão da panela (pra ser mais rápido, esfrie debaixo da água corrente). Tire a lata e deixe esfriar completamente antes de abrir.

Ah, por acaso era isso que a minha avó estava fazendo quando a panela explodiu. Mas a esperta esqueceu de colocar a água, aí a lata estourou e a panela também…


Na próxima semana vou contar como fazer feijão com e sem panela de pressão.

Ju Plens

26 anos, publicitária. Nasceu em Sorocaba/SP, mudou mais de 18 vezes de casa, bairro, cidade e estado durante toda a vida, e em 2000 foi parar em Blumenau/SC com a família. Desde os 3 anos sonhava em morar sozinha e ter seu próprio canto, até que um dia seus pais e irmãs decidiram voltar à cidade natal. Atualmente mora com o namorido, trabalha em agência de propaganda e como freelancer nas horas vagas. Quando sobra tempo, tem como hobby experimentar receitas novas na cozinha e é viciada em seriados de TV.

2 comentários em “Não tenha medo da panela de pressão!

  • 14 de março de 2011 a 10:36
    Permalink

    ADORO usar minha panela de pressão, ela é minha amiga!
    Claro, por causa de todos os comentários de “acindentes” com várias pessoas, o certo é usá-la com cautela, pra q fique bem fechadinha, tudo certo.
    Mas tem pratos deliciosos q só uma boa panelinha de pressão pode fazer…

    Bjks!

    Responder
  • 5 de março de 2015 a 12:21
    Permalink

    Gostaria de saber como conseguir a borracha da panela, pois não estou conseguindo, pois a borracha possui um diferencial na sua forma …

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *