Qual televisão comprar: Plasma, LCD ou LED?

Estou escrevendo sobre esse assunto, pois volta e meia penso em comprar uma TV nova para colocar no meu quarto, mas apesar de ter pesquisado diversas vezes sobre o assunto sempre fica aquela dúvida de qual tecnologia comprar.

Mas então, vamos de forma simples e fácil saber as diferenças, vantagens e desvantagens de cada tecnologia?

 

PLASMA
A mais antiga das tecnologias com telas finas e de alta resolução.

TV de Plasma
TV 50" Plasma Samsung - PL50C550G1MXZD

Tecnologia: funciona com células cheias de um gás que através de uma descarga elétrica se transforma em plasma (daí seu nome). A luz gerada através desse processo se choca com uma camada de fósforo na frente dessas células que as fazem brilhar. Cada ponto da imagem é composto de três células, cada uma coberta com fósforo de cor diferente (vermelho, verde e azul). A combinação dessas três cores com intensidades diferentes gera a imagem. Como cada célula produz luz própria, não existe a necessidade de nenhum tipo de iluminação atrás da tela.

Vantagem: indicadas para salas mais escuras, pois possuem maior contraste, melhor ângulo de visão e definição de cores. Se você tem uma sala grande e gosta de filmes pode ser uma opção interessante, pois sua taxa de atualização de imagem é enorme e tem as maiores telas pelos menores preços.

Desvantagem: tem o maior consumo de energia entre as tecnologias atuais, menor brilho, pode refletir sombras e suas telas são mais sensíveis. Existe também um problema, menos comum hoje em dia, chamado efeito “burn-in”, que são manchas que ficam na tela causadas por imagens estáticas de jogos ou logos de canais.

 

LCD (Display de Cristal Líquido)
Hoje em dia é a tecnologia mais popular, muito parecida com as dos monitores de LCD dos computadores, no entanto melhoradas, com maior contraste, brilho e taxa de atualização de imagens.

TV LCD
TV 40" LCD Sony - KDL-40EX505

Tecnologia: funciona com material de cristal líquido que exibe imagens mais ou menos transparentes, dependendo da corrente elétrica aplicada. Cada ponto é formado por três células. Cada uma delas possui uma cor primária de luz (vermelho, verde e azul). Uma luz branca atrás da tela ilumina essas células fazendo a imagem ser visível. A soma dessas cores e luzes geram múltiplas intensidades de cada cor primária.

Vantagem: indicadas para salas iluminadas, pois por serem mais brilhante, reflexos vindos de janelas não aparecem na tela. Com o lançamento dos modelos em LED os preços estão cada vez mais acessíveis.

Desvantagem: menor contraste de cores em relação à tecnologia de plasma e LED. Além disso suas taxas de atualização de imagem ficam abaixo das de Plasma.

 

LED
Eu diria que o LED é a evolução do LCD, pois mistura o melhor das tecnologias existentes no LCD e no Plasma.

TV LED
TV 40" LED Sony - KDL-40NX705

Tecnologia: é muito similar a do LCD, mas um pouco diferente, pois ao invés de uma luz branca atrás de sua tela, faz uso de um conjunto de LEDs (daí seu nome) com as cores primárias (vermelho, verde e azul). Com isso a iluminação do cristal líquido é feita de forma muito melhor.

Vantagem: design superfino, contraste de cores bem melhor que do Plasma e brilho maior que o LCD. Além disso, são de certa forma mais ecológicas, pois são livres de mercúrio, não utilizam chumbo e ainda tem consumo até 40% menor que as LCD. Tudo de bom hein? Quase!

Desvantagem: leram que eu disse que era “quase” tudo de bom? Como nem tudo são flores, o preço ainda está bem salgado. Chegam a ser R$ 1.000 mais caras que as de tamanho equivalente de LCD. Os modelos mais modernos possuem taxas de atualização de imagem bem altas, mas ainda não conseguem chegar perto das de Plasma.

CONCLUSÃO

De forma resumida as TVs de Plasma tem melhor imagem, mas consomem mais energia. Valem mais a pena quando você for optar por telas maiores, na faixa das 50 polegadas ou mais. As de LCD possuem imagem boa, consumo de energia interessante e preços ótimos na faixa de 40 e 42 polegadas. Por fim, as de LED possuem mais brilho e luminosidade, além de boa qualidade de imagem e baixo consumo de energia. No entanto atualmente são muito caras.

 

A ESCOLHIDA

Minha escolha com certeza é pela tecnologia LCD, pois possui tela fina o suficiente, tem boa qualidade de imagem, economiza muito mais energia que a minha atual de “tubo” e, além disso, está com preços e promoções incríveis na Internet!

 

ATUALIZAÇÃO

Final de semana retrasado, depois de pesquisar por algumas TVs de LCD e LED, acabei me levando por uma Sony Bravia LCD de 40 polegadas. A loja estava com os dois modelos lado a lado e a LCD não deixava nada a desejar à LED (na verdade não tinha praticamente diferença nenhuma). Agora sou um feliz proprietário de uma TV LCD de 40 polegadas e posso confirmar que é a melhor escolha!

TV LCD
TV 40" LCD Sony - KDL-40EX505

 

Denis Budag

30 anos, formado em processamento de dados e publicidade e propaganda. Trabalha com Internet a mais de 13 anos, já teve diversos blogs e participou como editor e twitteiro do blog AllesBlau.net durante a enchente de 2008 em Santa Catarina. Trabalhou como webdesigner e consultor para empresas de tecnologia e agências de publicidade. Atualmente dedica seu tempo como gerente de projetos da Morphy Agência Interativa (www.morphy.com.br) atendendo diversos clientes nacionais. Ama tecnologia, softwares e gadgets em geral. É viciado em Internet, twitter e café. Tem como hobby beber café, vodka, bater papo com os amigos, caçar novidades sobre tecnologia na Internet, assistir seriados de TV e cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *