Cuidando das roupas no varal

Foi-se o tempo em que as donas de casa lavavam todas as roupas (separando as brancas das coloridas) e estendiam em enormes varais de roupas no jardim para secarem naturalmente ao vento e ao sol.

Daniela Mercury correndo e girando entre os vastos varais de roupas
Daniela Mercury correndo e girando entre os vastos varais de roupas no comercial do sabão em pó Ypê

Hoje em dia você trabalha o dia inteiro, tem que lavar a roupa somente nos finais de semana, quando, obviamente, chove.

Para não maltratar demais suas roupas e diminuir sua vida útil, aqui vão algumas dicas:

Prendedor de roupas1) Cuidado com o prendedor de roupas!
Se você tem varal dentro de casa (daqueles de parede na cozinha, ou na sacada), experimente não usar os prendedores de roupas. Em alguns tecidos mais delicados (malhas, sedas, etc) eles podem deixar marcas que as vezes não saem só passando com ferro.

2) Estenda a roupa pelo meio da peça.
Nada de prender no varal pelas pontinhas. Principalmente malha! Isso detona todo o corte da peça e você pode acabar com uma camiseta mais comprida de um lado do que do outro.

3) Separe por tipo.
As máquinas de lavar modernas tem ciclos de lavagem definidos por tipo de peças que vão dentro. Leia com atenção seu manual e sempre separe as peças mais delicadas das mais pesadas para lavar cada uma como deve ser lavada. Por exemplo, as calças jeans, as toalhas, e casacos vão numa vez; as camisetas de malha, blusinhas, roupas íntimas, na próxima.

E pelamordedeus, se for lavar seus tênis, lave eles SOZINHOS, e certifique-se de que é um tênis que PODE ser lavado na máquina (com os bons e velhos AllStars de lona). Esteja avisado!

Varal de chão
Varal de chão: O amigo do apartamento!

4) Só chove ou faz umidade demais? ventilador neles!
Se você não dispões de uma super secadora de roupas à mão, experimente estender suas roupas em um varal de chão dentro de casa e deixar um ventilador apontado para elas. Ele vai ajudar a dissipar a umidade e diminui o problema daquele cheiro de cachorro molhado que ficam nas roupas secas dentro de casa.

Ah, e que fique registrado: se você está de olho em uma daquelas secadoras de roupa que ficam no teto e vedam com um plástico, muito cuidado! Alguns tecidos cozinham (mesmo!) dentro delas e eles gastam uma energia absurda! Converse antes com amigos que já tem uma dessas para decidir a compra!

5) Evite o sol direto.
Não é para todos os casos, mas algumas peças tingidas, as vezes, desbotam no sol. Os piores casos são com as camisetas de malhas coloridas. Se tiver como, seque em um varal à sombra (pode usar o truque do ventilador!!).

Shampoo

30 anos, Ilustradora e publicitária. Tem o blog www.shampoo.art.br desde 2000 com ilustrações e assuntos relacionados. Já trabalhou com quase todos os estilos de criação comercial (webdesign, direção de arte, design, moda, estamparia, quadrinhos, etc.). Já estudou japonês, coleciona bonecas Blythe, fotografa por hobby, saiu da casa da mãe em Porto Alegre/RS para começar uma vida a dois em Blumenau/SC. Hoje é diretora de arte da Brava Propaganda (www.bravapropaganda.com.br) onde cuida de vários clientes da região do vale do Itajaí com criação, ilustrações e webdesign. É casada há 9 anos e descobre uma nova maneira de facilitar a vida a cada dia.

2 comentários em “Cuidando das roupas no varal

  • 10 de fevereiro de 2011 a 10:56
    Permalink

    Só para constar, se esquecer uma camiseta de malha tamanho G na secadora de tambor, ela pode virar uma baby look 😉

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *