Traje passeio? Esporte completo?!

Se você nunca recebeu um convite onde no final do texto dizia que o traje era “Passeio Completo” ou “Traje Esporte” ou ainda “Tenue de Ville” (tipo, para ajudar o convidado), bom, é porque você ainda vai receber.

E se você não for super por dentro do mundo da etiqueta da moda, você vai se perguntar “eita nóis, e agora? Visto o que nessa festa?!”

Ok, vamos a mais uma dica bóia salva-vidas, e vamos entender o que significam essas nomeclaturas:

Traje Esporte

Homens: Significa sem gravata, não para ir com camisa de time de futebol. Leve em consideração que, se o convite se deu ao trabalho de designar o traje de maneira tão distinta, não deve ser uma boa ideia você ir de All Star e calça jeans. Provavelmente você vai precisar usar uma camisa, um Blazer e um dock sider, ou mocassim, por exemplo.

Mulheres: tecidos mais rústicos (tricoline, linho, etc), sapatos baixos ou sandálias, saia e blusa, calças compridas liberadas. Ou até mesmo um pretinho mais caprichado com uma bijuteria descolada. Use o bom senso.

Traje Passeio (antigamente conhecido por tenue de ville)

O traje passeio é normalmente indicado para reuniões a luz do dia, e mais informais. Traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de “esporte fino”. Isto não existe. Pra que inventar? Não existe “esporte grosso”.

Homens: “Gravata na versão informal”: Blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas.

Mulheres: Pantalonas, vestidos ou tailleur (terninhos), sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais bem cuidado.

Passeio Completo

Homens: Terno. Escuro é mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas.

Mulheres: Tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião. Vestidos longos ou curtos, fica a sua escolha.

À Rigor (ou Black Tie, ou ainda habillée)

Homens: Não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Sem tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata…

Mulheres: Ao contrário do que se pensa, black tie, não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Podem até usar, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões.

Gala

Homens: Casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas)

Mulheres: Vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.

[Fonte]

Shampoo

30 anos, Ilustradora e publicitária. Tem o blog www.shampoo.art.br desde 2000 com ilustrações e assuntos relacionados. Já trabalhou com quase todos os estilos de criação comercial (webdesign, direção de arte, design, moda, estamparia, quadrinhos, etc.). Já estudou japonês, coleciona bonecas Blythe, fotografa por hobby, saiu da casa da mãe em Porto Alegre/RS para começar uma vida a dois em Blumenau/SC. Hoje é diretora de arte da Brava Propaganda (www.bravapropaganda.com.br) onde cuida de vários clientes da região do vale do Itajaí com criação, ilustrações e webdesign. É casada há 9 anos e descobre uma nova maneira de facilitar a vida a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *